Depois de várias semanas sem escrever decidi voltar ao meu teclado e abordar um tema que julgo seja do interesse de todos os membros do vasto auditório do pintelho mágico, este é ultimatos nacionais.
Ninguém sabe bem porquê mas os outros (os estrangeiros, esses tipos que quando vêm a Portugal passar férias têm a mania de dizer que no país deles é que se tá bem) têm a mania de fazer ultimatos ao nosso país, aqui vai um exemplo que todos os aficionados de história devem conhecer.
Nos finais do século XIX (19, só para quem não sabe numeração romana) o rei português da altura achou que Portugal tava bem na vida e que não tinha preocupações suficientes então decidiu falar com uma série de individuos (conselheiros de decoração) acerca de como arranjar problemas (o país tava na miséria, havia um grande buraco no orçamento, as colónias davam prejuízo mas o país tava bem) e saíram-se com a ideia de ligar Angola a Moçambique unindo as duas costas, ora isto seria muito bonito se não fossem duas coisas, primeiro os ingleses já lá estavam e segundo o mapa que foi feito com esta pretensão apresentava uns bonitos tons de...cor-de-rosa Isto levou a que os ingleses pensassem "ora bem, se estes tipos fazem um mapa cor-de-rosa, das duas uma, ou tão a gozar ou então se a gente lhes fizer um ultimato em 1890 a dizer que os invadimos se continuarem a insistir eles desistem". Assim foi em 1890 os ingleses fizeram o ultimato e Portugal desistiu, 20 anos depois acabava-se a monarquia.
Agora um exemplo actual, ontem o presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou que apenas esperava até à 2º jornada para ver se o nome do Gil Vicente constava do calendário da liga Bwin.com, caso isso aconteça as equipas nacionais são suspensas das provas internacionais e a selecção do apuramenteo para o europeu de 2008. Analisemos agora os factos, de um lado despromover uma equipa que cometeu uma transgressão e que tem um presidente que é a coisa mais parva (depois da notícia que Jorge Gabriel treina agora o FC Arouca) que anda no futebol, ou então ficar com as equipas e selecção suspensas de competições internacionais por tempo indefinido. Penso que não há muito a reflectir a ver quem, justamente, deverá ganhar este ultimato.
Foi a informação com Joel Bavaco no Pintelho Mágico.
quinta-feira, agosto 31, 2006
Ultimatos: um problema de gerações!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário