A autarca da cidade transmontana de Vila Real, Irene Barata, resolveu combater a desertificação e o desemprego abrindo um protocolo com o seu edil de Maringá - Brasil, para permitir uma verdadeira importanção de brasileiros.
Estes imigrantes, vêm completamente legais, com contracto de trabalho à espera, com habitação, com escola para os filhos, com subsidios para isto e aquilo... só vantagens para os cerca de 250 brasileiros e suas famílias (com conjugue e filhos, cerca de 1000..) que estão planeados chegarem até 2008.
Eu como cidadão que trabalha, faz descontos e pago IRS, tenho algumas perguntas a fazer:
- não estava o pais de tanga? agora já temos dinheiro para dar a imigrantes?
- não haverá famílias Portuguesas, em necessidade de uma oportunidade, famílias que sempre trabalharam e ajudaram a construir Portugal?
- se a segurança social está falida, e não cumpre os cumprimissos com pessoas que sempre descontaram e trabalharam, agora já pode pagar a imigrantes?
- será esta a razão porque o eng sócrates aumenta impostos? para ter dinheiro para importar brasileiros? ou fará isto parte do choque tecnológico?
Eu gosto de ajudar os outros, mas, fazendo uma analogia com uma casa, se eu não tenho dinheiro suficiente para cuidar e alimentar os meus filhos, não o vou desperdiçar a cuidar os dos outros...
quinta-feira, maio 04, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
MUito perspicaz...
Há muitos jogadores dos ditos "grandes" que deviam constar nessa lista tipo "marcel", "leo lima", " maciel", paulo e almeida e outros...ate dava jeito...sempre nao pagavamos as viagens de aviao...
Mas nesta situação não me espanta nada o que esta senhora brasileira fez... e talvez em certa medida lhe dê a sua razão... quantas vezes não vemos os imigrantes a ocuparem trabalhos que nós, portugueses, não queremos porque são trabalhosos, pagam pouco e fazemos muito?? Claro que no nosso juízo perfeito todos queremos ganhar muito e com pouco a fazer... Mas o povo português nesta situação é particular já que não quer trabalhar, mas um emprego... Espanta-vos o que aconteceu?? A mim não...
andamos nos a trabalhar para viverem as nossas custas....parece impossivel
Ondé é que estes brasileiros vão viver às tuas custas, cara.metade?? Vão trabalhar e pagar impostos como qualquer outro cidadão... Questiono-me tu fazes descontos para a segurança social?? IRS?? uhm...
eu ja fiz, e faço descontos e IRS.. além de que pago os impostos indirectos, como o IVA e sobre a gasolina. os brasileiros só por virem vão receber subsídios sem nada terem feito para isso.. É xato, mas a vdd é que não há um estado forte em Portugal, um estado que não proteja os seu cidadãos, ao invés, temos um estado que gasta o pouco que tem com cidadãos não-portugueses
eu ja fiz, e faço descontos e IRS.. além de que pago os impostos indirectos, como o IVA e sobre a gasolina. os brasileiros só por virem vão receber subsídios sem nada terem feito para isso.. É xato, mas a vdd é que não há um estado forte em Portugal, um estado que não proteja os seu cidadãos, ao invés, temos um estado que gasta o pouco que tem com cidadãos não-portugueses
...e tu numa tentativa de ter aquilo a que todo o ser humano devia ter por direito... dignidade e bem estar na vida...
sentimentos xenófobos? repara bem.. eu não vim escrever que os brasileiros são mentirosos, ou só arranjam problemas, nem sequer citei alguns relatórios como o do sindicato da PSP que diz que desde que esta vaga de imigraçao começou, o crime violento tem aumentado de forma brutal, que grande parte dos crimes são cometidos por não portugueses, sendo que a grande maioria são brasileiros e imigrantes de leste..
Naciolista? sim, e com mt gosto! eu pertenço aquele grupo de Portugueses, que adora o seu pais, que acha que ser patriota é muito mais que apoiar a seleção, que fica triste quando perdemos a nossa moeda, sem vantagens nenhumas, que fica triste qd vê um ministro a defender o "iberismo", ou um ex-presidente a dizer que o federalismo europeu é a solução para Portugal.
não sou contra a entrada de imigrantes, desde que esteja tudo legalizado, e venham para trabalhar, sem tirar postos de trabalhos aos que já cá estavam, e sem virem para serem suportados por aqueles que sempre trabalharam para construir Portugal.
Não podes incluir tudo no mesmo saco... Cada imigrante tem a sua historia de vida, o seu espaço, os seus sonhos e o seu futuro na mão... cada pessoa é uma pessoa... e cada uma tem direito a uma oportunidade...
sim, é verdade que "cada pessoa é uma pessoa", e não se deve partir para generalizações, deve dar-se uma oportunidade, desde que essa mesma oportunidade nao vá interferir com as pessoas que já cá estavam.
também é verdade que tomara que todos os problemas de Portugal fossem uns quantos brasileiros que vieram para Vila Real. Mas é o conceito que está por detrás desta importação, deste oferecer de regalias a quem nunca mostrou ser merecedor.
Um bom exemplo em contrário: uma vila do interior (agora não me lembro do nome) precisa de profissionais de saúde para o seu centro de saúde inaugurado á pouco tempo, e para atrair os profissionais, oferece casa durante a duração do contrato. Aqui, mesmo que os beneficiados sejam estrangeiros, já trabalharam e produziram em Portugal.
Enviar um comentário