sábado, março 24, 2007



Amigos,conhecidos,inimigos, desconhecidos, este post é para vocês.
Chegamos a uma altura da nossa vida em que temos que tomar conta do mundo que herdamos dos nossos pais, é inevitável, é o curso natural da nossa vida. E perante o que se passa no nosso país actualmente é inevitavel que deixemos o comodismo e a perguiça, e nos façamos ouvir. Temos algo em mãos muito importante, o nosso futuro, o futuro onde queremos viver futuramente. Porque todos os dias ouvimos a palavra crise, mas os bancos portugueses têm "lucros fabulosos". Porque pode ser o teu pai aos 50 anos a ser despedido da função publica. Porque eles estão a diminuir a reforma dos nossos avós, quando o preço dos medicamentos e da comida aumenta todos os dias. Porque eles fecham urgências e maternidades e apoiam a construção de hospitais privados, onde só com seguros de saúde podes pagar um problema de saúde que possas ter. Porque eles querem que tu e a tua mulher trabalhem até aos 70 e no futuro 75 anos, porque é a unica forma de financiar a segurança social, centrados na ideia, que aos 75 anos de idade já nao teras muitos anos pela frente e eles não terão de te pagar muitos anos a reforma que andaste a descontar a vida toda. Porque eles só olham para ti como um pagante de impostos, és massa, és material que eles usam para finançiar dez novos estádios, Tgv, aeroportos da Ota, etc.. Porque não passamos de uns neo-escravos que trabalhamos todos os dias, descontamos todos os meses, e andamos isto a vida toda, para teres um ano, dois anos de reforma, pois nessa altura se tiveres um problema de saúde teras de pagar tudo no teu bolso. E isso se tiveres a sorte de não seres despedido, porque alguem que não tem familia trabalha mais do que tu. Porque a minha, a tua e a vida dos teus é mais importante que um governo, que um sistema de capital, que um número numa lista, ergue-te e diz que não.
Não te deixes dormir a vida toda no sofá, porque só se vive uma vez...

5 comentários:

Anónimo disse...

Palavras bonitas... e é sem dúvida por aqui que temos de começar! Lutar pela vida e dignidade a temos direito como seres humanos!
Palavras são o começo...
E espero que seja possível passar à acção... Passar do teórico à prática...

Anónimo disse...

Vamos Emigrar!!!!

Portugal nunca vai andar pá frente!

As Simple as That!

Nella_Leitinho disse...

Emigrar parece uma opção muit tentadora, deveras...
Contudo, olho para o meu pais e vejo potencial. Olho para o meu pais e sei que temos poder e capacidades para ir mais longe. Emigrar pode por vezes significar fugir, e não lutar verdadeiramente pelo melhor que temos e por um futuro melhor.

Anónimo disse...

Concordo e discordo. Se por um lado compreendo, que ao emigrarmos, de certa forma fugimos de dar forma ao "nosso" país. a verdade é que como todo o ser humano, temos o dever de procurar o melhor para os nossos, mesmo que isso seja noutro país. Porque para além de cidadaos de portugal, somos cidadaos do mundo

Nella_Leitinho disse...

Sem dúvida. Somos cidadãos do mundo, ou melhor, de nós próprios e da nossa vida. E enquanto tal, tudo faremos para nos realizarmos enquanto indivíduos, mesmo que isso implique uma "globatização".